Jornal Sanches
Pesquisa

Dia do Patrono 2020
Por Antonio Paralta (Professor), em 2020/03/13788 leram | 0 comentários | 218 gostam
O passado dia 6 de março, Dia do Patrono no Agrupamento, ficará para sempre na sua história e na nossa memória.
Este é o dia em que se pretende mostrar o que se faz neste Agrupamento e em que a comunidade escolar é convidada a inteirar-se do que se tenta transmitir aos nossos jovens.
A abertura solene aconteceu no auditório da Escola Básica e Secundária, por volta das 9 horas, com um momento musical a cargo dos alunos do ensino articulado, numa parceria com a Academia de Música e Dança do Fundão. Seguiu-se-lhe umas breves palavras do Sr. Diretor, Dr. António Paralta, e os testemunhos de quatro ex-alunos sobre a maneira como esta Escola contribuiu para a sua formação, tendo estes sido unânimes em reconhecer que nunca se sentiram inferiorizados por ter optado por concluir o Ensino Secundário neste estabelecimento de ensino.
Chegou então, na humilde opinião de quem subscreve este artigo, o ponto alto das comemorações: a palestra subordinada ao tema “Saúde Pública: de Ribeiro Sanches à medicina do futuro”, proferida pelo Professor Doutor Manuel Sobrinho Simões. Recorde-se que este ilustre cientista de renome mundial, foi considerado, em 2015, pela revista britânica “The Pathologist” o patologista mais influente do mundo. O seu conhecimento da vida e obra do nosso Patrono, o óbvio domínio do tema proposto e a sua linguagem informal, foram, para todos, um enorme exemplo de humildade, que tanto vai faltando nos dias de hoje.
Mas as celebrações não se esgotaram aqui. Ao mesmo tempo estavam a decorrer atividades que envolveram todos os alunos do Agrupamento, do pré-escolar ao nono ano, pois os alunos do ensino secundário tiveram o privilégio de assistir à palestra.
As atividades decorreram na Escola Básica e Secundária e também na Escola do Primeiro Ciclo, e foram as mais diversas. Passeios a cavalo, atividades de reciclagem, de orientação, laboratoriais, exposições de trabalhos dos alunos, jogos didáticos, entre os quais um sobre a água, e outras atividades lúdicas mantiveram alunos, professores e restantes colaboradores em constante movimento.
Saliente-se, ainda, a maneira empenhada como todos os atores se envolveram nas atividades, dando uma imagem de profissionalismo e de entrega à causa da educação e da formação e que, no final deste dia, todos ficámos mais ricos.
 (Texto da autoria de João Cunha)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe