Jornal Sanches
Pesquisa

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Por Ana Marcos (Professora), em 2019/12/031112 leram | 0 comentários | 148 gostam
Este ano, as comemorações decorreram sob o lema “o futuro é acessível”
No dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela ONU, consagrada anualmente a um tema diferente, e que procura sensibilizar os cidadãos para os direitos da igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência. Tem como objetivo promover um conhecimento e uma compreensão relativamente à deficiência e mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Este dia tem também como propósito consciencializar a comunidade em geral sobre os benefícios, para todos, da inclusão.
No nosso Agrupamento, esta data foi devidamente assinalada com a dinamização de atividades de reflexão, criatividade e confraternização, procurando implicar todos e cada um dos elementos da envolvente escolar.

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EB1

Na EB1 de Penamacor os encarregados de educação foram desafiados a construir, conjuntamente com o seu educando, uma mensagem sobre este tema e a deixá-la no nosso mural. As mensagens surgiram em forma de frases, pequenos textos desenhos, pinturas.
Ao longo deste dia, os alunos tiveram ainda oportunidade de ouvir, refletir e debater algumas histórias da coleção “Meninos Especiais”. Estes livros infantis, escritos por José Luís Peixoto, Rui Zink, Afonso Cruz, Teolinda Gersão, entre outros, relatam as histórias de personagens reais com diversas incapacidades e problemáticas (PHDA, Autismo, Surdocegueira, Atraso Global de Desenvolvimento, Síndrome de Asperger, Síndrome X Frágil).
Porque pensamos que a Inclusão e este tema não se esgotam num dia, ao longo do ano serão trabalhadas histórias diferentes desta coleção nas diversas turmas. Este conjunto de livros, cujos autores tiveram uma participação probono, podem ser adquiridos na Associação Pais-em-Rede. O valor das receitas é utilizado no fortalecimento da rede de núcleos em todo o país e na criação de respostas inovadoras e inclusivas.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EB2,3 Ribeiro Sanches

De entre as iniciativas programadas, foram realizadas sessões de sensibilização, junto dos alunos dos 3 ciclos do ensino básico, para a importância da inclusão, para o valor da diversidade e para o respeito pela diferença. O tema foi debatido através da visualização de uma curta metragem "Ex - ET de Benoit Bargeton (https://www.youtube.com/watch?v=A8BcnXmOl_s). Esta temática serviu de mote para que, ao longo do dia, todos fossem convidados a produzir um desenho, um poema, uma reflexão ou uma proposta para a construção de um mundo mais justo e igual, contributos que foram afixados na “Árvore dos Desejos”, instalada no hall de entrada. No intervalo da manhã, todos celebrámos a beleza da diversidade com um “doce” momento de confraternização no bar.
No âmbito do tema proposto para este ano pela ONU, “o futuro é acessível”, foi exposto um gráfico, na zona da entrada, com o resultado dos inquéritos que os alunos tinham realizado no Dia das Acessibilidades e que consistia em avaliar o grau de acessibilidade de diversas instituições de Penamacor (consultar jornal do Agrupamento, em http://jornalsanches.wikijornal.com/Artigo.asp?id=19715&d=dia_das_acessibilidades).
Depois de devidamente analisada a informação recolhida, pudemos constatar que a localidade ainda apresenta muitas barreiras no acesso das pessoas com deficiência motora. Concluímos que há ainda muito para ser feito nesse domínio, a nível local e eventualmente a nível nacional.
Consideramos que é sempre importante assinalar esta data, visto que ajuda a promover a reflexão em torno das questões da exclusão social das pessoas com deficiência, a fomentar a mudança de mentalidades e a contribuir para mudanças efetivas e significativas.
Agradecemos a colaboração dos alunos e docente do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe