Jornal Sanches
Pesquisa

DE LAGAR EM LAGAR
Por Mariajosécameira (Professora), em 2018/12/17753 leram | 0 comentários | 170 gostam
No dia 13 de dezembro, na sequência da apanha da azeitona, na véspera, no âmbito do projeto “Da azeitona ao Azeite” os alunos deslocaram-se a dois lagares do concelho de Penamacor.
O objetivo desta visita é conhecer os diferentes processos de fabrico do azeite, nomeadamente, um processo mecanizado tal como o da Penazeites versus um processo mais manual tal como o lagar do Sr. Vaz no Vale da Senhora da Póvoa.
Na Penazeites tomaram contacto com o laboratório, com as várias etapas de processamento do azeite, do destino dado aos resíduos (como o bagaço) e ainda, numa outra fase, verificaram que o caroço seria reutilizado, depois de triturado para aquecer as águas necessárias para a transformação. No final, tal como um verdadeiro produtor, os alunos tiveram a oportunidade de “descarregar” a sua azeitona , a qual foi pesada, e nesta sequência foi-lhes entregue um talão de pesagem para no próximo dia 3 de janeiro irem levantar o azeite correspondente a 52kg.
No lagar tradicional, a experiência foi um pouco diferente, pois visualizaram alguns passos perdidos com a mecanização, já que viram a azeitona a ser esmagada, de seguida a pasta foi colocada em esteiras circulares ou capachos e, posteriormente, estes foram colocados na prensa. No final, degustaram a tiborna, que consiste em torrar o pão na fornalha que aquece a água e em seguida este é mergulhado no azeite acabado de fazer.
Tanto os alunos, como as professoras responsáveis por este projeto deixam aqui o seu agradecimento pela forma em como nos acolheram, aqui fica o nosso bem-haja ao Engº Eduardo e D. Guida, da Penazeites, e ao Sr. Vaz e toda a sua equipa, do Vale da Senhora da Póvoa.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe