Jornal Sanches
Pesquisa

O LIMPA PALAVRAS
Por António Leandro (Professor), em 2018/06/12816 leram | 0 comentários | 142 gostam
Concurso Nacional de Leitura no âmbito do Plano Nacional de Leitura
“Beatriz, bela e segura, abre as asas para voar”

A Aluna Beatriz Isabel Marcos Cortinhas, do 4º ano, turma 3/4PN, representante da Biblioteca Ribeiro Sanches de Penamacor, alcança o 3º lugar no Concurso Nacional de Leitura.
Realizou-se a 12.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com a Rede de Bibliotecas, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, o Instituto Camões e a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro.
Cerca de 200 alunos de escolas de todo o país selecionados dos cerca de 5.000 concorrentes, provenientes de mil escolas portuguesas, situadas em Portugal continental e ilhas, mas também noutros países, como Cabo Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, participaram, no dia 10 de junho, na final do Concurso Nacional de Leitura, realizado no Teatro-Cine de Pombal.
Após um primeiro momento de seleção escolar, municipal e intermunicipal, os participantes foram sendo selecionados até ao apuramento dos 204 alunos, que estariam presentes na final. Desta prestação resultaram 20 finalistas para disputar a última prova deste concurso. Foram atribuídos três prémios e duas menções honrosas a cada um dos ciclos de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário).
Ao longo do tempo, os alunos foram desafiados a prestar provas de escrita e de leitura e “defesa" de um livro, escolhido por eles. O Júri, qualificado para o efeito, avaliou as capacidades de leitura expressiva e de argumentação dos concorrentes, em defesa do livro que os próprios escolheram para levar à final.
O Agrupamento Ribeiro Sanches felicita a aluna premiada, Beatriz Cortinhas, pelo honroso 3º lugar e desafia todos os seus alunos a continuar a participar com empenho nas próximas edições.
O poeta Fernando Pessoa escrevia…
“Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,”
O nosso bem-haja a todas elas.

(Texto de António Rico)

Links com vídeos sobre o concurso:
https://www.facebook.com/paula.sousa.180625/posts/1883685208319027
https://www.youtube.com/watch?v=SStaf-3vm8E&feature=youtu.be&app=desktop

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe