Jornal Sanches
Pesquisa

DIA DO PATRONO
Por Graça Ferreira (Professora), em 2018/03/19825 leram | 0 comentários | 180 gostam
O atual diretor do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, professor António Peralta, esteve à conversa com os alunos do CEF, Adrián Mimoso e Diogo Soares, a propósito do Dia do Patrono.
Este ano, o dia dedicado a Ribeiro Sanches, adiado devido às condições atmosféricas sentidas ao longo desta primeira quinzena do mês de março, será festejado em todo o agrupamento no último dia de aulas do 2º período, dia 23 de março.

Qual a importância de se comemorar o Dia do Patrono?
      
O dia do patrono é comemorado no nosso agrupamento como nas outras escolas também se comemoram os respetivos patronos. O nosso patrono, António Nunes Ribeiro Sanches, nascido em Penamacor, foi um médico famoso, pedagogo, e por ter tido, à época, uma importância e uma influência grande na área da educação, o seu nome foi adotado para esta escola. O seu legado é muito importante para os jovens atualmente e é por essa razão que todos os anos, a 7 de março, se lembra Ribeiro Sanches. Este ano, devido ao tempo que se fez sentir, e para não interferir com a vossa vida académica, foi adiado para o último dia de aulas deste período.

Que atividades estão pensadas para este dia?

Estão pensadas atividades muito diversificadas, algumas serão surpresa pelo que não vou revelar nada. Em termos gerais, estão programados uma sessão solene no auditório onde serão entregues os prémios de mérito aos alunos que se distinguiram (de alguma forma) no ano letivo anterior. Dado que o auditório é pequeno, esta atividade será destinada apenas aos alunos do 12 ano. Este ano, as atividades foram planeadas em conjunto com o grupo de educação física que, juntamente com alguns dos vossos colegas, coordenarão atividades como competições, peddy-papers, bicicleta, tiro ao alvo, zarabatana, insufláveis…Nestas atividades participarão também os alunos da escola do 1º ciclo, no período da manhã. Estão ainda programadas atividades que serão promovidas e desenvolvidas pelas instituições que durante o ano estão ligadas à nossa escola como A Escola Segura, a Adraces, o Centro de Saúde, os Bombeiros, a Adep, o CPCJ…

De que forma é que os alunos e encarregados de educação estão envolvidos nessas atividades?

Os alunos, alguns vão colaborar com os professores no desenvolvimento de certas atividades, nos diversos pontos, outros vão participar nas atividades propriamente ditas. Relativamente aos encarregados de educação, foi elaborado um convite a toda a comunidade educativa para estar presente nas comemorações do Dia do Patrono. Esse convite encontra-se no portal do agrupamento, acessível a todos. Queremos que todos venham, pois gostamos de ter uma escola de porta aberta.

Entrevista realizada pelos alunos do CEF, Adrián Mimoso e Diogo Soares.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe