Jornal Sanches
Pesquisa

5 de outubro
Por António Canoso (Professor), em 2014/10/07793 leram | 0 comentários | 196 gostam
114 anos da implantação da República em Portugal
No passado domingo, dia 5 de outubro, assinalaram-se os 114 anos da implantação da República em Portugal.
Nesta data, no ano de 1910, um grupo de militares auxiliados por civis armados, levaram a efeito uma sublevação em Lisboa que conduziu ao derrube duma monarquia com cerca de oito séculos que, para muitos, já não correspondia aos desafios que se colocavam ao país nem aos anseios da sua população.
Portugal vivia então um já longo período de declínio, causa e consequência de perturbações sociais e dificuldades económicas de que o humilhante Ultimato Inglês de 1890 e a bancarrota de 1891 constituíram dramático corolário.
A partir daqueles acontecimentos, o descrédito da monarquia só teve paralelo no crescente prestígio do Partido Republicano Português.
A própria família real seria decapitada no regicídio do Terreiro do Paço, a 1 fevereiro de 1908, às mãos dos carbonários Buiça e Costa que, de forma rápida e eficaz, assassinaram o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro Luís Filipe.
A monarquia não sobreviveu mais de dois anos, tendo caído às mãos dos republicanos revoltosos na madrugada do dia 5 de outubro.
Pelas 9 horas do dia 5, um grupo de destacados republicanos proclamou a implantação da República da varanda da Câmara Municipal de Lisboa, no momento em que a família real embarcava para o exílio num navio inglês fundeado ao largo da Ericeira.
A nossa escola não deixa morrer a memória, fazendo questão de assinalar condignamente a efeméride junto dos alunos em sala de aula, bem como através de públicas manifestações que cheguem a toda a comunidade.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe