Jornal Sanches
Pesquisa

Visita de Estudo do 12ºA a França
Por Mª Teresa Sanches (Professora), em 2014/04/222216 leram | 0 comentários | 1237 gostam
Nos passados dias 27, 28 e 29 de março, os alunos do 12ºA de Matemática A, da Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, participaram numa visita de estudo às cidades de Montpellier e Toulouse, França.
Nesta estada os alunos, acompanhados pelos docentes Teresa Gonçalves, Maria José Cameira e João Pacheco, tiveram a oportunidade de visitar o laboratório de pesquisa LIRMM, Montpellier, e explorar o parque temático “Cité de l’espace”, Toulouse. A visita permitiu também a expansão do conhecimento cultural e geográfico e a divulgação de produtos e costumes da região de Penamacor.
A viagem iniciou-se pelas 19 horas do dia 27 e, de malas “aviadas”, todos os participantes se prepararam para a longa viagem de 15 horas com destino a Montpellier.
A chegada a Montpellier ocorreu por volta das 11 horas e, depois de um rápido pequeno-almoço, seguiu-se a visita ao LIRMM. Desde robôs que se moviam a velocidades estonteantes a outros que circulavam debaixo de água, houve também tempo para pôr em prática as capacidades linguísticas dos alunos e professores, causada pela diferença de idiomas existente entre oradores e público.
Após a pausa de almoço para uma boa baguette, a ação desenrolou-se em volta de palestras explicativas sobre áreas diversas onde se pretende aplicar conhecimentos relativos à robótica como em hidrogeologia, medicina e biónica.
A tarde acabou com o visionamento de mais inovações tecnológicas, entre as quais capturas de imagem usadas em jogos de computador.
Por volta das 20 horas, os visitantes percorreram as ruas de Montpellier, antes de seguirem viagem para Montbazin, onde as famílias de acolhimento os esperavam.
Durante o jantar, portugueses e franceses conviveram e foi visualizado um pequeno filme acerca do concelho de Penamacor, acompanhado pela oferta de produtos regionais conseguidos pelos encarregados de educação. Houve ainda um pequeno momento musical preparado por alguns alunos e oportunidades para conversar (ou tentar fazê-lo) e aprender mais sobre a cultura de ambos os países. Após o jantar, o grupo dividiu-se pelas famílias de acolhimento.
Na manhã seguinte, pelas 8:30h, rumou-se à “Cité de l’espace”, em Toulouse, considerada o centro europeu de indústria aeroespacial. A visita iniciou-se às 11 horas, preenchendo todo o dia de sábado. Aqui, foram visitadas várias exposições relacionadas com a investigação espacial a partir de mapas interativos, amostras de satélites, peças de engenharia aeroespacial e meteoritos reais. Foi também possível observar o interior de uma cópia da MIR (estação espacial russa), a realização de um quiz acerca do planeta Terra e do universo, a visita de um planetário e visualização de um filme em IMAX.
Acabada a visita do parque temático, o grupo caminhou pelas ruas rosadas do centro de Toulouse, tendo oportunidade de deambular pela “Place du Capitole” e fazer algumas compras.
A chegada a Penamacor ocorreu já na manhã do dia 30 de abril. Embora bastante cansados, todos acabaram a viagem com a mala cheia de histórias para contar.
De referir que esta viagem apenas foi possível graças à angariação de fundos obtidos com o “cantar das janeiras”, sorteios, contribuição das juntas de freguesia de Aranhas, União de Freguesias de Águas, Aldeia do Bispo e Aldeia de João Pires, Meimoa, Benquerença e Penamacor, da Caixa de Crédito Agrícola, da Associação de Pais e Encarregados de Educação, da Câmara Municipal de Penamacor, do Agrupamento de Escolas de Ribeiro Sanches e das diversas empresas locais que cederam produtos regionais para a distribuição de cabazes às famílias de acolhimento e ainda o indispensável empenho dos encarregados de educação e docentes envolvidos.
 A todos quanto tornaram possível esta jornada o nosso BEM-HAJA.

Pelos alunos do 12ºA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe