Jornal Sanches
Pesquisa

O Boccia no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches
Por Helena Pinto (Professora), em 2014/02/26597 leram | 0 comentários | 147 gostam
O Boccia tem influências do jogo tradicional, petanca, oriunda das civilizações gregas e romanas, tornando-se uma modalidade Paralímpica em 1984, nos jogos de Nova Iorque. Esta é a modalidade principal para atletas portadores de paralisia cerebral.
É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, com o objectivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada de “jack” ou bola alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Esta modalidade pode ser disputada de forma individual, pares ou por equipas.

Desde há três anos para cá, que a nossa escola abraçou este projeto de desporto escolar com vista a integrar todos os nossos alunos de necessidades educativas especiais.
No início, no nosso distrito, o quadro competitivo era realizado entre duas escolas: Penamacor e Proença-a-Nova.
No ano 2012/2013 sagra-mo-nos campeões distritais, tendo ido a Coimbra disputando a fase regional. Participámos em equipas e em individual, tendo alcançado o terceiro lugar por equipas e o primeiro lugar em individual pelo aluno Fábio Silva. Este foi disputar o Nacional, tendo-se sagrado vice-campeão nacional.
Este ano letivo a competição aumentou para cinco escolas participativas: Penamacor, Proença-a-Nova; Fundão, Sertã e Teixoso.
O nível competitivo tem estado a evoluir, bem como a nossa equipa, que atualmente conta com dez alunos inscritos e na frente do campeonato, aguardando a fase final distrital que se vai realizar no dia 19 de Março na nossa escola.

Prof. Responsável pela modalidade
Jorge Micaelo

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe