Jornal Sanches
Pesquisa

Uma grande visita... (texto de Fátima Rosa, 12ºA)
Por Lurdes Pinho (Professora), em 2013/03/102645 leram | 0 comentários | 1281 gostam
No dia 1 de março, 4 turmas do secundário saíram pela manhã para visitar Sintra, a Igreja-Museu de São Roque, Pavilhão do Conhecimento e o Chiado.
Para a visita de estudo, os professores organizadores tinham a intenção de dar a conhecer aos seus alunos o contexto e as paisagens observadas por Eça de Queirós e por Fernando Pessoa, bem como mostrar do mais bonito que a arquitetura e a arte portuguesa têm para oferecer. Por outro lado, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 11º ano iriam explorar os segredos do Pavilhão do Conhecimento.
Na primeira paragem, os alunos e os professores tiveram a oportunidade de seguir o Percurso Queirosiano em Sintra, possibilitando assim uma maior aproximação não só ao espaço literário do escritor, mas também às conceções das personagens do livro de estudo obrigatório, Os Maias. Contudo, o encanto de Sintra não ficou por aí, dado que nas palavras de Mara Andrade do 11ºA, "Até o cheiro trazia inspiração".
A viagem continuou e levou-os para Lisboa, onde, depois de alguns alunos terem almoçado "o muito bom bife à Trindade", como afirmou Ana Isabel Nogueira do 12ºA, para a maioria, dado que a turma do 11ºA se dirigiu ao Pavilhão do Conhecimento, a visita guiada à imponente e rica em arte Igreja-Museu de São Roque se seguiu e aí o estilo arquitetónico impressionou, inclusive o professor de história, António Canoso.
Por fim, o grupo caminhou através das ruas do Chiado, observando os edifícios que terão "visto" os passos de Fernando Pessoa enquanto ouvia as úteis explicações da professora de Português, Lurdes Pinho, e do professor de história, António Canoso, e se divertia com os comentários uns dos outros.
No retorno a casa, nesse momento já sem turma do ensino profissional, 11º CPTAR, que ficou no Parque das Nações para a Feira de Turismo, BTL, todos estavam muito bem humorados, pois a visita fora indubitavelmente um sucesso.

                               (Texto redigido por Fátima Rosa, 12º ano Turma A)


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe