Jornal Sanches
Pesquisa

Uma aula muito diferente….
Por Lurdes Pinho (Professora), em 2013/02/262876 leram | 0 comentários | 1254 gostam
No dia 15 de fevereiro, as turmas do 9º ano saíram bem cedo de Penamacor para conhecer o Mosteiro de Alcobaça, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e o Mosteiro da Batalha.
Os professores responsáveis pretendiam deste modo contextualizar episódios d’Os Lusíadas como também examinar os estilos arquitetónicos destes monumentos portugueses.
    Logo na primeira paragem, os alunos conheceram a história de amor de Inês de Castro e D. Pedro, de seguida vestiram armaduras e foram espetadores de uma batalha entre portugueses e castelhanos e ainda passearam por entre os claustros góticos do Mosteiro de Santa Maria Vitória até à sala do Capítulo, na qual viram com assombro o monumento ao Soldado Desconhecido. Marco Almeida da turma A afirma que, mais do que contextualizar conteúdos da disciplina de Português, “a visita de estudo permitiu-me conhecer factos interessantes da história de Portugal”. Todos foram unânimes em afirmar que o filme interativo, visionado na Fundação Batalha de Aljubarrota, arrebatou as expetativas. Aí, “entrámos numa sala um pouco diferente das outras, mas extraordinária, que nos levou a outra era…”, reforça Rafael Pinto do 9ºA. O final do dia ficou também marcado pela emoção, uma vez que tiveram o privilégio de assistir ao render da guarda de honra do túmulo que recorda os soldados portugueses mortos em combate. Fez-se silêncio e, com olhares de curiosidade, os alunos levaram consigo a carga simbólica daquele momento. Foi “o ponto alto da visita”, diz Olavo Pimenta do 9ºB.
        Foi com certeza um dia bem passado e enriquecedor, onde a boa disposição cheia de sorrisos prevaleceu. A Mariana Vaz do 9º B exclama que “a visita de estudo foi um espetáculo” e a Mariana Martins comenta que “fiquei mesmo estupefacta”. Pode-se assim concluir que as aulas de português e de educação visual foram seguramente diferentes.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe