Jornal Sanches
Pesquisa

Hipoterapia
Por Ana Marcos (Professora), em 2019/11/05101 leram | 0 comentários | 14 gostam
A Hipoterapia tem dia e hora marcada na agenda de alguns alunos do AERS.
Dois grupos de alunos frequentam Hipoterapia todas as terças-feiras, na quinta de S. José – Fundão, e quartas-feiras na Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa.

“Eu gosto de andar na Barafusta. A Barafusta é uma égua castanha muito meiga. Tem uns castanhos muito grandes. O Ícaro é o aluno da escola que leva a Barafusta pela rédea e nos ajuda a montar. O professor Fernando ensina-nos muitas coisas. Ele é muito simpático. “
Luana Sousa Rato (1º ciclo)

“Às quartas-feiras, durante a tarde, vamos à hipoterapia na carrinha da Câmara. As sessões são na Quinta da Lageosa. Lá aprendemos a montar e fazemos muitos exercícios no cavalo. Fazemos exercícios de equilíbrio e outros jogos divertidos. Eu gosto de andar deitado e já sei fazer a volta ao mundo que é dar a volta na sela. Um dia gostava de galopar fora do picadeiro”
Roberto Carlos (1º ciclo)
A hipoterapia tem como principal objetivo promover o desenvolvimento do estado psicológico, físico e social do individuo. Utilizando os movimentos do cavalo para desenvolver a capacidade psicossocial, consiste num método educacional que favorece a aprendizagem, socialização e o desenvolvimento global da pessoa.
 O cavalo é um animal dócil, de porte e força, que se deixa montar e “manusear”, transformando-se num amigo e criando com os alunos um importante laço afetivo. Essa relação de confiança e cumplicidade é essencial, proporcionando ganhos não apenas no aspeto físico como também psicológico, possibilitando à pessoa em terapia uma boa dose de motivação e autoestima.
Esta atividade apresenta muitos benefícios. Permite proporcionar um bom equilíbrio emocional e corporal; facilitar a organização de esquema corporal do aluno e da sua orientação espacial; desenvolver a estruturação temporal e o equilíbrio psico-emocional;
desenvolver e fortalecer funções psicomotoras e força muscular; introduzir e reforçar aprendizagens pedagógicas; estimular a capacidade de atenção e concentração; Desenvolver a autoconfiança e autoestima, entre inúmeras outras.
in http://animaiscompanhias.blogspot.com/

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário