Jornal Sanches
Pesquisa

Pão por Deus
Por Antonieta Salgueiro (Professora), em 2019/10/30584 leram | 0 comentários | 151 gostam
Na Biblioteca Escolar está patente uma exposição relativa ao Pão por Deus, em que participaram os alunos de 2º Ciclo, com as professoras Carolina Ramos e Cristina Rodrigues, com trabalhos realizados no Complemento de Formação Artística.
Esta exposição, que se insere numa parceria de trabalho com a biblioteca, pretende explicar e dar visibilidade a uma tradição bem portuguesa.
A 1 de novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e em pequenos grupos pedem o Pão por Deus.
O Pão por Deus é uma tradição antiga, semelhante ao Dia das Bruxas ou Halloween celebrado nos países anglo-saxónicos no qual as crianças batem às portas pedindo doces ou travessuras.
Este costume tem origem pagã no culto dos mortos, em que se lhes deixava pão. A Igreja Católica, que honra os mortos no início de novembro, incentivou esta tradição pelo costume de deixar o primeiro pão de uma fornada à porta de casa. Seria para honrar os mortos mas também permitia ajudar os pobres.
Em 1756, um ano após o terramoto de 1 de novembro que destruiu parte da cidade de Lisboa, a população realizou um peditório para lembrar os seus mortos e não só. As pessoas bateram às portas e pediram que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão, dada a fome e miséria existente em toda a cidade. Nessa ocasião as pessoas pediram: "Pão, por Deus".
Nos anos seguintes, nesse mesmo dia, divulgou-se o costume do Pão por Deus.
Com o passar dos anos progressivamente passou a ser cada vez mais um peditório das crianças, que este ano será replicado pelos nossos alunos, acompanhados pelas suas professoras.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe