Jornal Sanches
Pesquisa

“Histórias do Velho Baú"
Por António Leandro (Professor), em 2019/10/111018 leram | 0 comentários | 536 gostam
Projeto da turma 2º 1/2 da Escola Básica de Penamacor, no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.
“Histórias do Velho Baú”
Projeto da turma 2º 1/2 no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.

Ler e ouvir histórias são práticas que agradam a adultos e a crianças. É um prazer viajar pela imaginação de diferentes autores, saboreando a forma muito especial que cada um deles tem de nos envolver nas suas histórias, cheias de aventuras, mistérios, suspense ou encantamento.
No âmbito deste projeto os alunos ouvirão e conversarão sobre contos tradicionais infantis que conhecem ou não e ouvirão a leitura de outros, conhecidos e apreciados por crianças do mundo todo.
Com as atividades propostas no projeto “Histórias do velho Baú”, as crianças darão um passo para a perceção dos elementos da linguagem escrita. Perceberão elementos linguísticos e discursivos e avançarão com relação ao domínio das normas da Língua Portuguesa. Terão também oportunidade de produzir trabalhos com uma finalidade sociocultural e vivenciar uma prática, que atualmente ocorre com cada vez mais raridade fora da escola, que é a de ler e ouvir ler histórias.
Esta proposta permite que os alunos trabalhem temas de forma transversal, interdisciplinar e no âmbito da autonomia e flexibilidade curricular.
Os contos tradicionais, um tipo de texto que alguns já conhecem, proporciona uma condição favorável para se trabalhar com as normas da Língua Portuguesa, de forma a rentabilizar os momentos adequados para ler, ouvir, falar e escrever.
Semanalmente a turma 2º 1/2 apresentará aos interessados a sua história de formas diversas e em lugares diversos. Com a colaboração de quem estiver interessado. Para isso anunciará cada história num cartaz colocado no átrio da escola.
A turma apresentou até à data “O Corvo Sábio”; “A cigarra e a formiga”; “Corrida de Sapos”… fábulas de Esopo e de La Fontaine e irá continuar a sua atividade.
O projeto está a resultar de forma positiva e a dar resposta a muitos dos objetivos traçados. Contamos com a colaboração de todos, incluindo Encarregados de Educação, que poderão vir à escola contar o seu conto ou apenas ouvir, para dar continuidade a este projeto e na promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências.
O Professor
António Rico

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe