Jornal Sanches
Pesquisa

Dia Nacional dos Castelos
Por Antonieta Salgueiro (Professora), em 2019/10/0979 leram | 0 comentários | 14 gostam
O Dia Nacional dos Castelos comemorou-se a 7 de outubro.
Neste dia é possível visitar gratuitamente vários castelos portugueses e conhecer um pouco mais da história destes edifícios emblemáticos da história portuguesa. É uma oportunidade de ouro para conhecer os castelos de Portugal, com visitas orientadas que permitem conhecer os castelos portugueses a fundo. Além das visitas, ainda se recria a época medieval em alguns castelos de Portugal.
Desde 1984 que o Dia Nacional dos Castelos se comemora em outubro. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês, mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data oficial. O objetivo desta celebração é promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.
Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.
O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal - Monumentos.
Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.
Nos restantes dias do ano também vale a pena visitar os castelos portugueses. Já visitou o Castelo de Penamacor?

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário