Jornal Sanches
Pesquisa

APANHA DA AZEITONA
Por Mariajosécameira (Professora), em 2018/12/17319 leram | 0 comentários | 22 gostam
No passado dia 12 de dezembro, os alunos dos sétimos anos do nosso Agrupamento deslocaram-se à Escola do 1º Ciclo de Penamacor para realizar uma atividade agrícola bem usual nesta região e neste momento - a apanha da azeitona.
Esta atividade decorre do projeto denominado “Da azeitona ao azeite”, no âmbito das DAC (Domínio da Autonomia Curricular). Trata-se de um projeto de flexibilidade curricular que envolve a maioria dos professores das turmas, e, neste dia em particular, contou com o contributo da Câmara Municipal de Penamacor que autorizou que os nossos alunos pudessem então colher algumas oliveiras que são pertença da câmara.
Assim os alunos puderam ter contacto com duas formas distintas de apanhar azeitona, uma mais tradicional, feita com os garranchos e com a ripagem à mão, e a outra foi através da utilização da tecnologia, nomeadamente de um varejador de azeitonas (popularmente conhecido por bate palmas) facultado por um encarregado de educação. É claro que também teve de se proceder à limpeza da mesma, e essa teve de ser de forma artesanal usando a força do vento e o engenho dos presentes.
Depois de uma manhã educativa e produtiva teremos de passar à próxima etapa.
Desde já agradecemos a todos os envolvidos e em especial à Câmara Municipal de Penamacor e ao encarregado de educação de um aluno que, para além de emprestar o varejador, também elucidou com a sua experiência partilhando-a com os alunos, supervisionando-os.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário