Jornal Sanches
Pesquisa

Escola de Verão de Matemática na U. Porto
Por Mª Teresa Sanches (Professora), em 2016/07/31900 leram | 0 comentários | 271 gostam
Três alunos do Secundário viajam até ao Porto para participar na Escola de Verão de Matemática da Universidade Júnior (U.Jr.)!...
A U.Jr. é um programa nacional de iniciação ao ambiente universitário. Aos participantes é dada a oportunidade de conhecer as catorze faculdades da U.Porto, assim como várias unidades de Investigação.
Após apresentação de candidatura (só são admitidos no máximo 50 participantes) os selecionados foram:
Pedro Matos Raimundo Duarte do 10.º ano; Luís Gabriel Flores Andrade do 11.º ano e David de Sousa Mendes Cruz do 12.º ano.
E, porque gostam de desafios e querem saber mais, de 5 a 9 de setembro 2016, a Escola de Verão de Matemática irá oferecer-lhes cursos, palestras e a oportunidade de desenvolver projetos de grupo sobre temas de Matemática e aplicações, que incluem:
      • linguagens de programação;
      • as simetrias dos desenhos de Escher;
      • como uma calculadora realmente não calcula raízes quadradas;
      • uma viagem pela geometria de um universo esférico;
      • o efeito borboleta, fractais e caos;
e ainda outros projetos em preparação...
Os participantes serão divididos em grupos e cada grupo será convidado a desenvolver um dos projetos propostos pela Escola. Em cada grupo promover-se-á então uma intensa e entusiástica discussão, dinamizada pelos professores e pelos monitores da Escola, para aprendizagem e pesquisa, execução experimental e computacional, com o objetivo de propor vários modelos e soluções para os desafios propostos. No último dia far-se-á uma sessão de posters ilustrando o trabalho desenvolvido em cada projeto. Haverá ainda um programa social com várias atividades lúdicas e culturais, especialmente desenhado para criar um forte espírito de grupo que proporcionará dias inesquecíveis de convívio e bem-estar.
Este aliciante programa será certamente uma mais valia na formação académica dos nossos alunos selecionados e que desde já estão de parabéns!...


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe