Jornal Sanches
Pesquisa

Caminhada cardio-saudável
Por Maria Pina (Professora), em 2015/05/09885 leram | 0 comentários | 263 gostam

Os alunos da Escola Básica de Penamacor associaram-se ao Centro de Saúde de Penamacor e caminharam por um coração mais saudável.
Antes de iniciar a caminhada, os alunos tomaram todas as precauções, vestiram roupa apropriada, colocaram protetor solar, chapéu , óculos de sol e lá partiram rumo ao Campo de Futebol. No largo da Câmara reuniram-se com os alunos mais velhos e juntos fizeram a caminhada. Já no Campo de Futebol fizeram um coração gigante e tomaram um rico lanche. Os meninos e meninas do 3º e 4º ano, como são uns desportistas, não quiseram vir de autocarro, regressaram novamente caminhando.
Por um coração mais saudável
 “A caminhada é um exercício físico que auxilia no bem-estar do corpo e da mente”.
Sete razões para começar a fazer caminhadas regularmente:
1. É excelente para o coração
Um estudo recente descobriu que andar rapidamente por 30 minutos todos os dias reduz as probabilidades de desenvolver a síndrome metabólica, que gera uma série de fatores de risco ligados a doenças cardíacas, diabetes e derrame.
2. Reduz os riscos de cancro de mama
Andar ajuda a reduzir os níveis de gordura corporal, uma fonte de estrogénio.
3. Ajuda o sono
Andar pode aumentar os níveis de serotonina, a hormona da felicidade, que relaxa o corpo. O aumento da temperatura corporal que a caminhada gera pode dar sinal ao cérebro para baixar a temperatura, o que promove o sono.
4. Faz-nos feliz
 Apenas uma caminhada de 30 minutos pode fazer-nos sentir melhor quando estamos tristes. Andar ajuda o corpo a produzir endorfinas, elementos químicos que melhoram o humor.
5. Mantém a magreza
Andar 30 minutos por dia pode prevenir o ganho de peso em pessoas fisicamente inativas.
6. Protela a velhice
Estudos em pessoas mais velhas sugerem que andar, mesmo por apenas 45 minutos por semana, ajuda a evitar doença de Alzheimer. Passeios regulares também estão ligados a boa lucidez em idosos. Não importa a idade, andar ajuda a manter a mente ativa, especialmente se andar com amigos; falar enquanto caminha é um excelente estimulante cerebral.
7. Protege os ossos
Apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, faz maravilhas para prevenir e tratar o afinamento dos ossos. Este exercício, que usa 95% dos músculos, faz com que os ossos fiquem mais fortes para que possam aguentar a carga.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe